Outras notícias
FMB inaugura área de convivência, com estrutura para refeições de estudantes, docentes e servidores
A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) entregou na manhã desta segunda-feira (25), o Espaço 5C´s, construído com a finalidade de oferecer à comunidade universitária uma nova área de convivência, com estrutura adequada para refeições e promoção do bem-estar de estudantes, docentes e servidores.
O investimento foi viabilizado em 2022 com recursos do Edital Unesp Presente (COPE-PROPEG). O prédio, com cerca de 90m² de área construída, foi erguido entre a Central de Aulas e o prédio administrativo da FMB. O novo equipamento foi batizado da 5C´s porque a sua concepção levou em conta a ideia de cooperar, cuidar, conviver, comer e curtir.
A cerimônia de inauguração contou com as presenças do reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti; da vice-reitora da Unesp, professora Maysa Furlan; do vice-diretor da FMB, professor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção; do superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu HCFMB), professor José Carlos Souza Trindade Filho; do diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Dr. Antonio Rugolo Júnior. As professoras Maria Cristina Pereira Lima (Kika) e Jacqueline Costa Teixeira Caramori, diretora e vice-diretora que idealizaram e iniciaram a execução da obra, também estiveram presentes.
Ao fazer uso da palavra, o professor Pedro Lourenção afirmou que a construção do novo espaço é produto de uma política continuada de ações que promovem o bem-estar e o cuidado com a comunidade. “Que tangencia as áreas de permanência estudantil, segurança alimentar, saúde e bem-estar. Eu espero que nos próximos dias esse local voltado para a para alimentação e para a convivência esteja cheio de vida. Estamos muito felizes em promover essa entrega que trará muitos frutos para a nossa comunidade”.
Responsável pelo encaminhamento da proposta que acabou contemplada pelo edital Unesp Presente, a professora Jacqueline Caramori disse que o Espaço 5C`s foi meticulosamente pensado para aproximar pessoas. “Espero que nos intervalos das atividades acadêmicas a comunidade se encontre para fazer jus a cada letra que compõe esse lugar – cooperação, cuidado, convivência, comilança e curtição. Ter esse espaço coletivo apoia as iniciativas locais da política SANS. Portanto, é um ato para garantir conforto e permanência estudantil”, declarou.
Para a professora Kika, o Espaço 5C`s permitirá a aproximação e a convivência entre as pessoas. “É uma alegria muito grande ver o prédio pronto, esse espaço concreto que representa o acolhimento que trouxemos como marca de nossa gestão e que segue agora com a atual direção. Em tempos onde os contatos têm sido tão virtuais é importante para a saúde mental das pessoas e de todos nós, que a comunidade tenha espaços de encontro”.
A professora Maysa Furlan destacou em sua fala que desde a campanha eleitoral, sua preocupação e do professor Pasqual Barretti era que a universidade pudesse avançar na formatação de uma rede de proteção que contemplasse docentes, servidores técnico-administrativos e alunos.
“Esse era um sonho nosso também. Eu penso que alicerces foram construídos. Os editais se configuraram em caminhos que foram importantes porque levaram as unidades a pensarem projetos e estabelecer prioridades. Agradeço a todos que estão contribuindo para que essa rede seja formada. A política SANS é um movimento importante e sem volta dentro da universidade. Que cresceu muito e hoje está muito organizado”, disse a vice-reitora.
Em seu pronunciamento, o reitor Pasqual Barretti lembrou que o primeiro manifesto de sua campanha já lançava as diretrizes para sua futura gestão.
“Falávamos em dialogar, acolher e construir. Só tem sentido você erguer um espaço como esse com a construção de uma política SANS, de acolhimento, de diálogo. Construir, no nosso projeto de campanha, significava criar um ambiente de diálogo, de diversidade, de políticas afirmativas. Esse é o verdadeiro sentido da palavra construção dentro da universidade”.
Fonte: Acontece Botucatu