NOTÍCIAS

A+ | A-

Plantas e jardins precisam de cuidados específicos durante o inverno - 2018


Artigo publicado no site - g1.globo.com - trás dicas e orientações da arquiteta Graziele Oliveira Bathaus sobre quais espécies são mais resistentes a baixas temperaturas e ambientes fechados.

Com a chegada do outono e do inverno, estações caracterizadas pela queda nas temperaturas e estiagem, algumas plantas deixam de florescer. Por isso, é preciso dedicar um pouco mais de tempo para cuidar dos jardins e flores, afim de resistirem a esse período. Entretanto, a função das plantas vai além da decoração.

Graziele Oliveira Bathaus explica que as plantas têm qualidades maiores que a decoração nos ambientes internos. Segundo ela, o verde é a cor relacionada ao equilíbrio e refrescância. "Tem o poder de promover a concentração e de aliviar sentimentos negativos como o estresse. A cor das flores também é tranquilizante e ajuda a diminuir as doses de adrenalina do corpo."

Cuidados com as plantas no inverno

- Para a professora, iluminação e ventilação são essenciais para melhorar o desenvolvimento da planta, por isso é necessário que o ambiente receba luz e seja arejado. "Mesmo os locais fechados devem contar com iluminação e ventilação direta na folhagem", explica.

- É essencial conferir se o solo ou a terra do vaso estão secos. Regue no início da manhã, para que a planta utilize essa água ao longo do dia para realizar a fotossíntese.

- Limpe galhos e folhas secos ou malformados. Segundo a professora, é importante para que a espécie não desperdice energia com partes que não vão vingar. "Não faça podas drásticas. Evite podar as espécies que florescem no inverno para, assim, não atrapalhar as folhas novas."

  

Confira a matéria completa clicando aqui!